Sondagem a Percussão (SPT)
A sondagem a percussão, ou sondagem de simples reconhecimento, ou ainda, sondagem SPT, é o método mais comum para investigação de coberturas terrosas. A sondagem a percussão é iniciada com a sondagem a trado até que se alcance o nível d’água, quando então é substituída pelo avanço com o trépano e circulação de água, processo denominado lavagem.
A sondagem a percussão é realizada segundo a norma ABNT NBR 6484, coletando, a cada metro, uma amostra deformada e seus respectivos parâmetros de resistência.
O ensaio SPT utiliza um amostrador bipartido acoplado em hastes rosqueáveis que penetra no solo com o impacto de um peso em queda livre, gerando informação da resistência que o solo fornece frente a cravação do amostrador e obtendo uma amostra de solo.
A sondagem a percussão fornece, assim, os limites entre as unidades geológicas perfuradas, assim como do nível de água e os valores de SPT que podem ser correlacionados para obtenção de diversos parâmetros do solo.
SPT-T
O Ensaio SPT-T é a sondagem a percussão (ensaio SPT) com medidas de torque. Depois de cravado, o conjunto haste e amostrador é rotacionado, sendo medida a força realizada para a rotação com auxílio de um torquímetro.
O ensaio SPT-T é uma medida estática que mede o atrito lateral em uma região que apesar de parcialmente perturbada ainda preserva a estrutura original, tendo como finalidade definir a relação T/N (índice de torque) de forma a obter parâmetros geotécnicos e corrigir os valores de SPT para valores mais adequados ao solo estudado, além de estimar valores para o atrito lateral de estacas através da adesão e atrito entre o solo e o amostrador.