Investigação Ambiental
Avaliação preliminar
A avaliação preliminar é a etapa inicial da avaliação de passivo ambiental, que busca encontrar indícios de contaminação no solo ou água subterrânea, com base no levantamento histórico, entrevistas, imagens, e inspeções de campo, visando fundamentar a suspeita de contaminação.
Investigação Confirmatória
Etapa da investigação ambiental que busca confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, em concentrações acima dos valores de investigação.
Investigação Detalhada
Etapa do gerenciamento de áreas contaminadas que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, de forma a entender a dinâmica da contaminação e identificar os possíveis usos e ocupações do solo.
Sondagem ambiental
A sondagem ambiental pode ser utilizada em todas as fases de uma investigação ambiental e, mesmo utilizando aparelhos semelhantes aqueles da sondagem a percussão ou rotativa, diferente da sondagem tradicional, busca evidências de contaminantes no solo.
A perfuração de solos com vista à coleta ambiental segue a norma ABNT NBR 15492 e pode ser realizada de forma manual, utilizando o trado ou a percussão, ou de forma mecanizada, utilizando trado helicoidal oco (hollow steam auger) ou rotativa.
A coleta e armazenamento de amostras ambientais de solo é realizada segundo a norma ABNT NBR 16434, normalmente sendo utilizado um liner que permite uma coleta relativamente indeformada e que preserva contaminantes líquidos e voláteis para análise futura.
A coleta e armazenamento de amostras de água seguem as normas ABNT NBR 15847 e 16435, visando um maior controle e menor contaminação tanto das amostras, como das características do solo e aquífero.