Instrumentação geotécnica mecânica (instalação e leitura)
Inclinômetro
Utilizados principalmente para controle de estabilidade de taludes, os inclinômetros são instrumentos que possibilitam o monitoramento de deslocamentos horizontais e deformações do solo na ordem de milésimos de milimetro.
De acordo com a necessidade pode ser instalado um monitor permanente, que realiza aquisição de dados em tempo real, ou uma tubulação para leitura de inclinômetro removível com frequência estabelecida em projeto, de forma a acompanhar o comportamento do solo de acordo com seu carregamento durante as diversas fases da obra.
O inclinômetro removível é um aparelho composto por uma haste cilíndrica com 4 rodas que se encaixam nas ranhuras da tubulação enterrada no solo. O inclinômetro é colocado até o fundo do furo e içado, realizando medidas a cada 50 centímetros. As medidas são comparadas a uma medida inicial, sendo possível perceber o deslocamento da tubulação e assim realizar o cálculo da estabilidade do talude.
Tassômetro
Tassômetros são utilizados para a medição de recalques profundos, em cotas determinadas em projeto. As camadas que sofrem recalque transmitem esse deslocamento a tubulação, cujo deslocamento será quantificado através de topografia.
A instalação da instrumentação pode ser realizada em um furo de sondagem, em cujo fundo será ancorado a composição de tubos galvanizados que são isolados do restante do solo para não sofrerem atrito lateral e eventual rebaixamento.
Placa de recalque
As placas de recalque são instrumentos simples para medir o recalque de terrenos e aterros. São constituídas por uma chapa galvanizada, posicionada sobre o material de base, e uma haste, que servirá para a tomada de dados topográficos.
Marco superficial de deslocamento
Marco permanente de referência, instalado na superfície do terreno ou na superfície a ser estudada (ex: muro, pilar), sua finalidade é mensurar o deslocamento do ponto com a utilização de equipamentos topográficos.