Amostras Indeformadas
Amostras indeformadas são aquelas que tem preservados os constituintes minerais originais, as estruturas, o peso específico aparente e a umidade natural de uma amostra de solo. Por serem amostras mais sensíveis recebem um cuidado especial tanto no manuseio quanto no transporte.
A retirada de amostras indeformadas de baixa profundidade está descrita na norma ABNT NBR 9604 e consiste na escavação de um poço de inspeção, que além de permitir uma inspeção visual das paredes do poço, fornece acesso para o talhamento de um bloco. O bloco indeformado é envolto em parafina, de forma a preservar as características in situ.
Esse será armazenado em uma caixa de madeira com serragem para proteção do bloco contra trepidação e impacto, visando a manutenção das características de campo. A extração de amostras indeformadas de alta profundidade segue a norma ABNT NBR 9820 e podem ser do tipo tubo aberto ou estacionário, enquanto a primeira conta com uma válvula que impede que o fluido de perfuração pese sobre a amostra, criando um vácuo parcial (amostrador Shelby), a segunda utiliza um sistema de pistão que cria uma área de vácuo no topo da amostra (amostrador Denison). A amostra é içada à superfície onde receberá um selo de parafina visando manter as características in situ.